O estudo de caso.
O Estudo de caso se deu a partir da
prática realizada em sala de aula e as entrevistas realizadas em forma de
questionário que foram adquiridas ao decorrer da construção do TCC, nesse
contexto, buscaram – se analisar como: O
uso das tecnologias digitais nos espaços educativos do ensino fundamental, estão
sendo incorporados.
Assim, foi realizada entrevista com nove professores da rede municipal e
um da rede particular de ensino que foram respondidos de forma espontânea e
rápida desses dez colegas apenas quatro responderam de forma interativa, embora
não fosse exigência, mas o fato é que quando falamos de tecnologias, logo nos
remetemos para uma dimensão interativista, na qual tudo que for relativo ao
assunto será de acordo com a era digital que estamos vivendo. Os quatro
professores citados que participaram da entrevista, realizaram através do
Whatssap (três), por Skype (um) e dois por e-mail. Interessante ressaltar que
sem dúvidas desses quatro métodos houve mais riquezas de detalhes nas
respostas.
Os outros questionários físicos foram basicamente unanimes em suas
respostas, alias por fazerem parte da mesma escola. Oito professores afirmam
utilizar as tecnologias dentro de sala, ressaltando que os mesmo são: projetor,
sala de vídeo, câmera, computador/ notebook, lousa digital, celular e rádio. E
todos com exceção de um afirmam que esses métodos contribuem para aprendizagem
dos alunos. Porém a entrevista da rede particular relata que as tecnologias
para o acesso dos alunos não é permitida, somente para os professores, embora
os alunos tenham acesso em casa, prime – se na escola o fazer sem as
tecnologias.
O docente que usa a
tecnologia em sala de aula, além das dificuldades encontradas normalmente tem
que aliar mais três fatores: dominar o conteúdo, recursos tecnológicos e
praticidade técnica do conhecimento adquirido.
Ou seja, é preciso que existam trocas do conhecimento e compartilhamento
de teorias e ideias para que a construção do saber matemático se desenvolva
entre os alunos.
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