sábado, 1 de junho de 2019


O estudo de caso.
            O Estudo de caso se deu a partir da prática realizada em sala de aula e as entrevistas realizadas em forma de questionário que foram adquiridas ao decorrer da construção do TCC, nesse contexto, buscaram – se analisar como: O uso das tecnologias digitais nos espaços educativos do ensino fundamental, estão sendo incorporados.
Assim, foi realizada entrevista com nove professores da rede municipal e um da rede particular de ensino que foram respondidos de forma espontânea e rápida desses dez colegas apenas quatro responderam de forma interativa, embora não fosse exigência, mas o fato é que quando falamos de tecnologias, logo nos remetemos para uma dimensão interativista, na qual tudo que for relativo ao assunto será de acordo com a era digital que estamos vivendo. Os quatro professores citados que participaram da entrevista, realizaram através do Whatssap (três), por Skype (um) e dois por e-mail. Interessante ressaltar que sem dúvidas desses quatro métodos houve mais riquezas de detalhes nas respostas.
Os outros questionários físicos foram basicamente unanimes em suas respostas, alias por fazerem parte da mesma escola. Oito professores afirmam utilizar as tecnologias dentro de sala, ressaltando que os mesmo são: projetor, sala de vídeo, câmera, computador/ notebook, lousa digital, celular e rádio. E todos com exceção de um afirmam que esses métodos contribuem para aprendizagem dos alunos. Porém a entrevista da rede particular relata que as tecnologias para o acesso dos alunos não é permitida, somente para os professores, embora os alunos tenham acesso em casa, prime – se na escola o fazer sem as tecnologias. 

O docente que usa a tecnologia em sala de aula, além das dificuldades encontradas normalmente tem que aliar mais três fatores: dominar o conteúdo, recursos tecnológicos e praticidade técnica do conhecimento adquirido.  Ou seja, é preciso que existam trocas do conhecimento e compartilhamento de teorias e ideias para que a construção do saber matemático se desenvolva entre os alunos.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão é a palavra... Gratidão é reconhecer que a vida é um presente. Não sou perfeita e minha vida também não, mas por tudo que sou e...