Alice no país da tecnologias.
Apesar das tecnologias estarem presentes há tempo nas
escolas, ainda não estão sendo devidamente utilizadas, e de acordo com Moran
(2003, p. 32), “passamos muito rapidamente do livro para a televisão e o vídeo
e destes para o computador e a Internet, sem aprender a explorar todas as
possibilidades de cada meio”. Mesmo assim, ressaltamos que os professores não
podem ficar presos como Alice do filme , presa em
um sonho, na qual ela pode mudar o final a qualquer instante, mas não o faz
pois vive seu empirismo, por isso nossa prática docente não deve ser somente às
técnicas de ensino para desenvolver um trabalho visando alunos críticos,
conscientes de seu papel na sociedade no mundo informatizado em que vivemos,
mas ir além do aprender a manusear um computador considerando que:
[...] Para que ocorra
uma mudança de concepção, faz-se necessário que os cursos de formação (inicial
e continuada) de professores também ofereçam a esses profissionais orientações
didático- metodológicas sobre as melhores formas de selecionar e utilizar
recursos tecnológicos no processo educativo escolar. Os docentes precisam,
pois, saber da existência das potencialidades∕ possibilidades (vantagens) e
limitações (desvantagens) desses e de outros recursos didático-pedagógicos para
melhor ensinar, e assim ajudar os alunos a (re) construir novos conhecimentos
úteis a sua aprendizagem e a sua vida pessoal e profissional. (SANTOS, 2011, p.
77)
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