sexta-feira, 28 de setembro de 2018


Projeto didático: Uso de sowfeters: Estratégias de intervenção pedagógicas e seus desafios.


         O Projeto Didático será desenvolvido a partir de um tema: Onde a utilização de Jogos virtuais serão usados como estratégias de aprendizagem para que os alunos compreendam o processo da Multiplicação. Esse se dará através das tecnologias, de modo que a temática leva a refletir sobre alguns elementos que se vinculam a sociedade em que vivem, como identidade e os cuidados que cada um deve ter com o meio e com consigo mesmo. Para o desenvolvimento do projeto, deverá ser selecionada elementos ou aspectos que tem ou tiveram influência nas ações rotineiras do dia – a – dia dos alunos, demostrando e agindo diretamente em suas experiências e assim aliando prática e teoria.
         Este terá como objetivo principal:

* Investigar o uso de jogos virtuais pelo os alunos em processo de aprendizagem em multiplicação e divisão. Avaliando assim o progresso e entendimento do mesmo.
* Pesquisar jogos educativos que contribuam para o avanço no processo ensino-aprendizagem doa alunos.
* Perceber relações entre o uso de jogos virtuais e aprendizagem.
* Trabalhar de forma lúdica e com recursos escassos na escola.
* Fazer uso das TIC’s com a intenção de fascinar e motivar os alunos aprender prazerosamente a multiplicação e divisão. Atraves das tecnologias fazer com que o aluno supere as dificuldades de aprendizagem.
  Este tem por propósito explicitar o Projeto Didático, isto é, o conjunto de atividades que organiza as ações educativas do período de estágio docente. O estágio será realizado em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental, da Escola Coronel Francisco Pinto Bandeira. O projeto foi elaborado a partir de um período de observações e práticas, a fim de perceber a dinâmica, um pouco do funcionamento da turma e seus interesses. Neste trabalho buscará propor atividades significativas e vinculada a um tema que foi escolhido por ser socialmente importante, como também de interesse dos alunos: a multiplicação dentro das tecnologias, a cocriação dos alunos, a identidade de cada e o os cuidados que cada um tem consigo mesmo e com o outro serão pontos a serem analisados e discutidos durante todo o processo de estágio. Vislumbro, com esse projeto, fazer com que meus alunos consigam compreender o processo da multiplicação, como ela se dá, que percebam que essa operação é a inversa da divisão e a importância da multiplicação na vida e nas atividades rotineiras do dia – a - dia.
           Assim, será exposta aos alunos a proposta e colocado à disposição dos alunos um notebook no final da sala, pois além das atividades e jogos pré-programados para realizar com a turma, os mesmos poderão fazer pesquisas e até retirar as dúvidas que surgirão ao decorrer das atividades. Para que possamos ter comunicação com o mundo à internet será disponibilizada através de um dispositivo móvel. Além de todas as pesquisas os alunos terão suas pastas na área de trabalho do computador, onde cada aluno terá seus arquivos e suas construções, afinal a multiplicação será exemplificada através do jogo MINACRAFT, onde cada grupo criará seu mundo e nele serão feitos desafios e questionamentos visando à multiplicação e divisão.
      

Um comentário:

  1. Olá, Ana proposta interessante, usar as tics como ferramentas para auxiliar o seu aluno, muito boa a idéia de colocar uma pasta com o nome de cada um, assim não as atividades não ficam perdidas e eles e você podem ver o crescimento de cada um. Parabéns!!
    Abraços

    ResponderExcluir

Gratidão é a palavra... Gratidão é reconhecer que a vida é um presente. Não sou perfeita e minha vida também não, mas por tudo que sou e...