Projeto didático: Uso de sowfeters: Estratégias de intervenção pedagógicas e seus desafios.
O Projeto Didático será desenvolvido a partir de um tema: Onde a utilização de Jogos virtuais serão usados como estratégias de aprendizagem para que os alunos compreendam o processo da Multiplicação. Esse se dará através das tecnologias, de modo que a temática leva a refletir sobre alguns elementos que se vinculam a sociedade em que vivem, como identidade e os cuidados que cada um deve ter com o meio e com consigo mesmo. Para o desenvolvimento do projeto, deverá ser selecionada elementos ou aspectos que tem ou tiveram influência nas ações rotineiras do dia – a – dia dos alunos, demostrando e agindo diretamente em suas experiências e assim aliando prática e teoria.
Este terá como objetivo principal:
* Investigar o
uso de jogos virtuais pelo os alunos em processo de aprendizagem em
multiplicação e divisão. Avaliando assim o progresso e entendimento do mesmo.
* Pesquisar
jogos educativos que contribuam para o avanço no processo ensino-aprendizagem
doa alunos.
* Perceber
relações entre o uso de jogos virtuais e aprendizagem.
* Trabalhar de forma lúdica e com recursos escassos na
escola.
* Fazer uso das
TIC’s com a intenção de fascinar e motivar os alunos aprender prazerosamente a
multiplicação e divisão. Atraves das tecnologias fazer com que o aluno supere
as dificuldades de aprendizagem.
Este tem por propósito explicitar o Projeto Didático, isto é, o
conjunto de atividades que organiza as ações educativas do período de estágio
docente. O estágio será realizado em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental,
da Escola Coronel Francisco Pinto Bandeira. O projeto foi elaborado a partir de
um período de observações e práticas, a fim de perceber a dinâmica, um pouco do
funcionamento da turma e seus interesses. Neste trabalho buscará propor
atividades significativas e vinculada a um tema que foi escolhido por ser
socialmente importante, como também de interesse dos alunos: a multiplicação
dentro das tecnologias, a cocriação dos alunos, a identidade de cada e o os
cuidados que cada um tem consigo mesmo e com o outro serão pontos a serem analisados
e discutidos durante todo o processo de estágio. Vislumbro, com esse projeto,
fazer com que meus alunos consigam compreender o processo da multiplicação,
como ela se dá, que percebam que essa operação é a inversa da divisão e a
importância da multiplicação na vida e nas atividades rotineiras do dia – a -
dia.
Assim, será exposta aos alunos a proposta e colocado à
disposição dos alunos um notebook no final da sala, pois além das atividades e
jogos pré-programados para realizar com a turma, os mesmos poderão fazer
pesquisas e até retirar as dúvidas que surgirão ao decorrer das atividades.
Para que possamos ter comunicação com o mundo à internet será disponibilizada
através de um dispositivo móvel. Além de todas as pesquisas os alunos terão
suas pastas na área de trabalho do computador, onde cada aluno terá seus
arquivos e suas construções, afinal a multiplicação será exemplificada através
do jogo MINACRAFT, onde cada grupo criará seu mundo e nele serão feitos
desafios e questionamentos visando à multiplicação e divisão.
Olá, Ana proposta interessante, usar as tics como ferramentas para auxiliar o seu aluno, muito boa a idéia de colocar uma pasta com o nome de cada um, assim não as atividades não ficam perdidas e eles e você podem ver o crescimento de cada um. Parabéns!!
ResponderExcluirAbraços