O planejamento
Durante o primeiro
semestre de 2018, muitas aprendizagens e
novidades foram apresentadas para as cursistas do PEAD. Esse semestre o ponto
alto foi à organização e a escrita solitária. Durante esse período nossa
organização e planejamento foram de suma importância para a conclusão do mesmo.
Planejamento esse, que só após as leituras dos textos indicados pelas
interdisciplina de Didática do planejamento e Avaliação onde podemos resgatar
os famosos Planos de Unidades, no qual nos questionávamos ao fazê-lo com a
seguinte pergunta: “o aluno deverá ser capaz de” a partir de uma lista de
conteúdos pré-estabelecidos pelas escolas desenvolvíamos todas atividades do
ano nesse documento. O MUC era algo inovador, pois cada aluno possuía seu
material e ele era único e intrasferível, os recursos eram giz, quadro no
máximo slides em lâminas no Retroprojetor, com muita aula expositiva dialogada
a conclusão de todo esse aparato era findando com a frase: “o aluno será
considerado satisfatório se...” para realizar
as avaliações. Casualmente essa última pergunta foi refeita durante várias
vezes em minha memória no atual momento, pois obtive total clareza de quanto
tenho que melhorar minha escrita pois meus textos estão longe de ser bons, pois
possuo muitas dificuldades para escrever; principalmente sobre pressão. Contudo
me deparo ainda com dificuldades de expressar graficamente meus anseios, práticas
e realizações.
Mesmo assim é de suma
importância planejar, saber antes, escrever passo a passo o que se pretende
executar. E para planejar, mesmo já lecionando a muito tempo na mesma escola é
importante colocar embaixo do braço o PPP e os Planos de Estudos da escola. Ao reanalisar o PPP da
escola me chamou a atenção a visão da escola, pois nos encontramos
na linha pedagógica sócio-interacionista, através de Piaget, Vygotsky, Wallon e
seus seguidores o embasamento necessário para a nossa concepção de construção
do conhecimento. A filosofia da nossa escola propõe formar alunos responsáveis,
críticos, éticos e autônomos a partir do
fazer pedagógico de profissionais comprometidos com a construção do
conhecimento e com a prática de valores. Esse comprometimento ocorre na medida
em que identificado com a corrente pedagógica sócio-interacionista, precisa
assumir o novo papel que lhe vale –“mediador” –adotando uma nova postura
pedagógica, com uma metodologia adequada ao que propõe o nosso projeto de
escola. Partindo da premissa de que “o aluno aprende qualquer conteúdo quando é
capaz de atribuir-lhe significado”, mais do que modificar atividades, é preciso
mudar a maneira de compreender e construir o processo de ensino / aprendizagem.
A partir dessas considerações, a opção da Escola por uma proposta didática, que
favoreça a ação do professor mediador e da Escola como um todo, o que nos
possibilita diversos vieses para aquisição do conhecimento.
Isso tudo é muito bonito e até
muito eficaz, porém, existe um tópico que em minha opinião é contraditório com
isso tudo. Do 4º ano ao 9º ano a expressão dos resultados do desempenho do
aluno é realizada trimestralmente através de média aritmética numa escala de 10
(dez) a 100 (cem). O aluno será considerado aprovado para a série seguinte se
obtiver, na média final no mínimo nota 50 (cinquenta) em cada um dos
componentes curriculares. São aplicadas por trimestres no mínimo três
avaliações valendo 100 pontos cada. Dessas três, uma é obrigatoriamente ser
prova. Ao final do período letivo, para fins de promoção é utilizada a menção A(Aprovado)
ou R (Reprovado).
Outro ponto alto e contraditório
do PPP é o Uso das Tecnologias de Informações e Comunicação. O Laboratório de
Informática alicerçado a uma política de inovação e incentivo promovem o uso
pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) no processo
ensino - aprendizagem. De acordo com os princípios norteados do Projeto Uso das
Tecnologias de informação e comunicação, o professor regente nesta função
deverá estar atento e envolvido com o planejamento e as diretrizes curriculares
de todas as áreas do conhecimento, para poder sugerir atividades pedagógicas, envolvendo
o uso das tecnologias. Tudo absolutamente normal se não fosse o simples fato
que, em outubro de 2015 teve um terrível temporal na qual devastou os bairros
de Niterói, Guajuviras e Rio Branco em Canoas. Nossa escola localizado no último
bairro destelhou por completo, estragando grande parte de acervos, jogos,
livro, fotos e inclusive a perda total do Laboratório de Informática, desde
então não possuímos computadores para nossos alunos manusearem, o laboratório
foi desativado e só sobrou fios e um grande depósito de mofo. Nesse contexto disputamos
entre 18 turmas e mais o Turno Integral (três turmas): duas Televisões, três
projetores e uma sala de vídeo, montada ano passado. Mesmo assim, procuramos
inserir as tecnologias ao meio.
Assim,
busco o resgate em uma linha do tempo realizada na interdisciplina de
Tecnologias. Seguindo a linha do tempo na nossa trajetória
educacional achamos que foram fundamentais para nossa aprendizagem as
tecnologias usadas que faziam parte da nossa rotina educacional começando pelo
papel de escrever, quadro negro, caneta, giz de quadro negro, mimeografo fax,
computador, impressora, internet, computador de mesa, televisão LCD e chegando
á educação online onde estamos sozinhas em casa, mas ao mesmo tempo conectadas
com todos compartilhando conhecimentos e saberes.
Atualmente a tecnologia
comanda nossas vidas, tanto que quando se falta energia para mantê-las sentimos
uma falta imensa. A tecnologia tem nos ajudado a ter maior gama de
conhecimentos assim como tem aproximado pessoas no nosso caso para concluirmos
uma faculdade coisa em que há alguns anos atrás nem pensávamos que hoje
estaríamos utilizando. As tecnologias são excelentes aliadas, pois nos auxiliam
nas pesquisas de exercícios para a preparação das aulas, também podem ser
utilizadas como ferramenta em sala de aula. Para o mesmo é preciso que
tecnologias e Inovações Pedagogicas andem juntas.
Inovações Pedagógicas
são novos olhares sob a educação, que relacionam saberes com o ensinar e
aprender, criam possibilidades de diálogo entre as teorias e a prática
pedagógica interligando saberes científicos e saberes populares fundamentais
para organização de políticas públicas. O PEAD é uma Inovação Pedagógica na
qual fazemos parte como sujeitos atuantes, realizando diálogos constantes entre
nossas teorias e nossa prática escolar, conhecendo e articulando entre elas,
nos empoderando, para nos manifestarmos e pensar criticamente sobre o que nos é
transmitido e nos constitui nesta troca de saberes em um conhecimento
legitimado, no qual nos faz protagonistas na aprendizagem.
Contudo, realizarei meu
estágio em minha escola de coração e atuação com o seguinte tema: Uso de
sowfeters: Estratégias de intervenção pedagógicas e seus desafios. Este plano
tem por propósito explicitar o Projeto Didático, isto é, o conjunto de
atividades que organiza as ações educativas do período de estágio docente. O
estágio será realizado em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental, da Escola
Coronel Francisco Pinto Bandeira. O projeto foi elaborado a partir de um
período de observações e práticas, a fim de perceber a dinâmica, um pouco do
funcionamento da turma e seus interesses. Neste trabalho buscará propor
atividades significativas e vinculada a um tema que foi escolhido por ser
socialmente importante, como também de interesse dos alunos: a multiplicação
dentro das tecnologias, a cocriação dos alunos, a identidade de cada e o os cuidados
que cada um tem consigo mesmo e com o outro serão pontos a serem analisados e
discutidos durante todo o processo de estágio. Vislumbro, com esse projeto,
fazer com que meus alunos consigam compreender o processo da multiplicação,
como ela se dá, que percebam que essa operação é a inversa da divisão e a
importância da multiplicação na vida e nas atividades rotineiras do dia – a -
dia.
Assim, será exposta aos
alunos a proposta e colocado à disposição dos alunos um notebook no final da
sala, pois além das atividades e jogos pré-programados para realizar com a
turma, os mesmos poderão fazer pesquisas e até retirar as dúvidas que surgirão
ao decorrer das atividades. Para que possamos ter comunicação com o mundo à
internet será disponibilizada através de um dispositivo móvel. Além de
todas as pesquisas os alunos terão suas pastas na área de trabalho do
computador, onde cada aluno terá seus arquivos e suas construções, afinal a
multiplicação será exemplificada através do jogo MINACRAFT, onde cada grupo
criará seu mundo e nele serão feitos desafios e questionamentos visando à
multiplicação e divisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário