segunda-feira, 17 de setembro de 2018



O planejamento
Durante o primeiro semestre de 2018, muitas aprendizagens  e novidades foram apresentadas para as cursistas do PEAD. Esse semestre o ponto alto foi à organização e a escrita solitária. Durante esse período nossa organização e planejamento foram de suma importância para a conclusão do mesmo. Planejamento esse, que só após as leituras dos textos indicados pelas interdisciplina de Didática do planejamento e Avaliação onde podemos resgatar os famosos Planos de Unidades, no qual nos questionávamos ao fazê-lo com a seguinte pergunta: “o aluno deverá ser capaz de” a partir de uma lista de conteúdos pré-estabelecidos pelas escolas desenvolvíamos todas atividades do ano nesse documento. O MUC era algo inovador, pois cada aluno possuía seu material e ele era único e intrasferível, os recursos eram giz, quadro no máximo slides em lâminas no Retroprojetor, com muita aula expositiva dialogada a conclusão de todo esse aparato era findando com a frase: “o aluno será considerado satisfatório se...”  para realizar as avaliações. Casualmente essa última pergunta foi refeita durante várias vezes em minha memória no atual momento, pois obtive total clareza de quanto tenho que melhorar minha escrita pois meus textos estão longe de ser bons, pois possuo muitas dificuldades para escrever; principalmente sobre pressão. Contudo me deparo ainda com dificuldades de expressar graficamente meus anseios, práticas e realizações.
Mesmo assim é de suma importância planejar, saber antes, escrever passo a passo o que se pretende executar. E para planejar, mesmo já lecionando a muito tempo na mesma escola é importante colocar embaixo do braço o PPP e os Planos de  Estudos da escola. Ao reanalisar o PPP da escola me chamou a atenção a visão da escola, pois nos encontramos na linha pedagógica sócio-interacionista, através de Piaget, Vygotsky, Wallon e seus seguidores o embasamento necessário para a nossa concepção de construção do conhecimento. A filosofia da nossa escola propõe formar alunos responsáveis, críticos, éticos  e autônomos a partir do fazer pedagógico de profissionais comprometidos com a construção do conhecimento e com a prática de valores. Esse comprometimento ocorre na medida em que identificado com a corrente pedagógica sócio-interacionista, precisa assumir o novo papel que lhe vale –“mediador” –adotando uma nova postura pedagógica, com uma metodologia adequada ao que propõe o nosso projeto de escola. Partindo da premissa de que “o aluno aprende qualquer conteúdo quando é capaz de atribuir-lhe significado”, mais do que modificar atividades, é preciso mudar a maneira de compreender e construir o processo de ensino / aprendizagem. A partir dessas considerações, a opção da Escola por uma proposta didática, que favoreça a ação do professor mediador e da Escola como um todo, o que nos possibilita diversos vieses para aquisição do conhecimento.
Isso tudo é muito bonito e até muito eficaz, porém, existe um tópico que em minha opinião é contraditório com isso tudo. Do 4º ano ao 9º ano a expressão dos resultados do desempenho do aluno é realizada trimestralmente através de média aritmética numa escala de 10 (dez) a 100 (cem). O aluno será considerado aprovado para a série seguinte se obtiver, na média final no mínimo nota 50 (cinquenta) em cada um dos componentes curriculares. São aplicadas por trimestres no mínimo três avaliações valendo 100 pontos cada. Dessas três, uma é obrigatoriamente ser prova. Ao final do período letivo, para fins de promoção é utilizada a menção A(Aprovado) ou R (Reprovado).
Outro ponto alto e contraditório do PPP é o Uso das Tecnologias de Informações e Comunicação. O Laboratório de Informática alicerçado a uma política de inovação e incentivo promovem o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) no processo ensino - aprendizagem. De acordo com os princípios norteados do Projeto Uso das Tecnologias de informação e comunicação, o professor regente nesta função deverá estar atento e envolvido com o planejamento e as diretrizes curriculares de todas as áreas do conhecimento, para poder sugerir atividades pedagógicas, envolvendo o uso das tecnologias. Tudo absolutamente normal se não fosse o simples fato que, em outubro de 2015 teve um terrível temporal na qual devastou os bairros de Niterói, Guajuviras e Rio Branco em Canoas. Nossa escola localizado no último bairro destelhou por completo, estragando grande parte de acervos, jogos, livro, fotos e inclusive a perda total do Laboratório de Informática, desde então não possuímos computadores para nossos alunos manusearem, o laboratório foi desativado e só sobrou fios e um grande depósito de mofo. Nesse contexto disputamos entre 18 turmas e mais o Turno Integral (três turmas): duas Televisões, três projetores e uma sala de vídeo, montada ano passado. Mesmo assim, procuramos inserir as tecnologias ao meio.
Assim, busco o resgate em uma linha do tempo realizada na interdisciplina de Tecnologias. Seguindo a linha do tempo na nossa trajetória educacional achamos que foram fundamentais para nossa aprendizagem as tecnologias usadas que faziam parte da nossa rotina educacional começando pelo papel de escrever, quadro negro, caneta, giz de quadro negro, mimeografo fax, computador, impressora, internet, computador de mesa, televisão LCD e chegando á educação online onde estamos sozinhas em casa, mas ao mesmo tempo conectadas com todos compartilhando conhecimentos e saberes.
Atualmente a tecnologia comanda nossas vidas, tanto que quando se falta energia para mantê-las sentimos uma falta imensa. A tecnologia tem nos ajudado a ter maior gama de conhecimentos assim como tem aproximado pessoas no nosso caso para concluirmos uma faculdade coisa em que há alguns anos atrás nem pensávamos que hoje estaríamos utilizando. As tecnologias são excelentes aliadas, pois nos auxiliam nas pesquisas de exercícios para a preparação das aulas, também podem ser utilizadas como ferramenta em sala de aula. Para o mesmo é preciso que tecnologias e Inovações Pedagogicas andem juntas.
Inovações Pedagógicas são novos olhares sob a educação, que relacionam saberes com o ensinar e aprender, criam possibilidades de diálogo entre as teorias e a prática pedagógica interligando saberes científicos e saberes populares fundamentais para organização de políticas públicas. O PEAD é uma Inovação Pedagógica na qual fazemos parte como sujeitos atuantes, realizando diálogos constantes entre nossas teorias e nossa prática escolar, conhecendo e articulando entre elas, nos empoderando, para nos manifestarmos e pensar criticamente sobre o que nos é transmitido e nos constitui nesta troca de saberes em um conhecimento legitimado, no qual nos faz protagonistas na aprendizagem.
Contudo, realizarei meu estágio em minha escola de coração e atuação com o seguinte tema: Uso de sowfeters: Estratégias de intervenção pedagógicas e seus desafios. Este plano tem por propósito explicitar o Projeto Didático, isto é, o conjunto de atividades que organiza as ações educativas do período de estágio docente. O estágio será realizado em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental, da Escola Coronel Francisco Pinto Bandeira. O projeto foi elaborado a partir de um período de observações e práticas, a fim de perceber a dinâmica, um pouco do funcionamento da turma e seus interesses. Neste trabalho buscará propor atividades significativas e vinculada a um tema que foi escolhido por ser socialmente importante, como também de interesse dos alunos: a multiplicação dentro das tecnologias, a cocriação dos alunos, a identidade de cada e o os cuidados que cada um tem consigo mesmo e com o outro serão pontos a serem analisados e discutidos durante todo o processo de estágio. Vislumbro, com esse projeto, fazer com que meus alunos consigam compreender o processo da multiplicação, como ela se dá, que percebam que essa operação é a inversa da divisão e a importância da multiplicação na vida e nas atividades rotineiras do dia – a - dia.
Assim, será exposta aos alunos a proposta e colocado à disposição dos alunos um notebook no final da sala, pois além das atividades e jogos pré-programados para realizar com a turma, os mesmos poderão fazer pesquisas e até retirar as dúvidas que surgirão ao decorrer das atividades. Para que possamos ter comunicação com o mundo à internet será disponibilizada através de um dispositivo móvel. Além de todas as pesquisas os alunos terão suas pastas na área de trabalho do computador, onde cada aluno terá seus arquivos e suas construções, afinal a multiplicação será exemplificada através do jogo MINACRAFT, onde cada grupo criará seu mundo e nele serão feitos desafios e questionamentos visando à multiplicação e divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão é a palavra... Gratidão é reconhecer que a vida é um presente. Não sou perfeita e minha vida também não, mas por tudo que sou e...