Um exemplo de plano de como usar tecnologia dentro de sala de aula.
Título:
Matemática com Minecraft na Produção de Alimentos
Tema: Matemática Alimentos
Faixa etária: 7-8 anos - alunos de segundo ano do ensino fundamental.
Objetivos:
·
Reconhecer a origem
de alimentos como ovos e leite, que podem ser produzidos através do jogo;
·
Qualificar os
animais que dão origem aos alimentos citados anteriormente em função da
quantidade de patas, criando dois conjuntos.
·
Quantificar o total
de animais e o total por conjuntos utilizando soma e subtração.
·
Entender que a
multiplicação é a soma repetida de partes iguais através da quantificação das
patas de cada tipo de animal;
·
Identificar algumas
formas geométricas através da construção de cercados que abrigarão os animais;
·
Aumentar à
quantidade de animais alimentando-os, desta forma a produção de alimentos também
aumentará gradativamente;
·
Adquirir noções de
área relacionando a quantidade de animais produzidos com o espaço disponível
nos cercados.
Conteúdos:
·
Formas geométricas;
·
Soma e subtração;
·
Noções de Multiplicação;
·
Noções de área.
Desenvolvimento:
Iniciaremos a atividade apresentando aos
alunos ovos e leite em suas embalagens, a partir desta apresentação começaremos
uma conversa sobre a origem destes alimentos. Neste momento, os alunos serão
incentivados a responder as questões relacionadas no anexo 1.
Após os questionamentos os alunos receberão
material impresso contendo orientações e questões que serão respondidas no
decorrer da atividade. De posse deste material serão convidados a utilizar o
jogo Minecraft com o objetivo de reproduzir uma forma de produção destes
alimentos. A atividade envolvendo o jogo será realizada em duas etapas de
acordo com as seguintes orientações:
·
1º ETAPA -
Utilização do jogo para a construção de uma forma de produção destes alimentos.
A produção destes alimentos deverá passar pela criação de animais como vacas e
galinhas. Estes animais deverão ser abrigados separadamente em cercados,
durante a construção dos cercados abordaremos algumas formas geométricas.
Os alunos serão orientados sobre a importância
da organização do ambiente a ser criado, pois na atividade final desta etapa
eles terão que ceder o seu ambiente a um colega ao mesmo tempo em que um colega
cederá seu ambiente.
Finalizada a construção os alunos
serão incentivados a responder as questões relacionadas no anexo 2, preenchendo
o material impresso. Nestas questões serão abordadas soma e subtração.
·
2º ETAPA - Os alunos
retornarão ao ambiente construído por eles. Neste momento deverão iniciar o
processo de coletar os alimentos produzidos e serão informados sobre a
responsabilidade de alimentar os animais uma vez por dia. A cada dia transcorrido no ambiente Minecraft
os alunos deverão preencher a tabela apresentada no anexo 3. Ao final deste
período, com a tabela já preenchida os alunos responderão as questões contidas
no anexo 3. Nestas questões serão abordadas multiplicação e noções de área.
Recursos:
Sala de tecnologias, computadores, software Minecraft,
lápis, borracha, folhas impressas.
Avaliação:
Através das observações e conclusões dos desafios
propostos para a atividade.
Anexo 1
Que alimentos são esses?(Demonstrar os ovos e
o leite)
São importantes? Por quê?
Qual é a origem desses alimentos?
É possível criar no Minecraft uma forma de
produzir esses alimentos? Se sim, como?
Anexo 2
Qual o total de animais
dentro dos cercados?
Quantos tipos de animais
você consegue identificar dentro dos cercados?
Quantos animais de cada
tipo estão nos cercados?
Quantas patas têm em cada cercado?
Anexo 3
Período
|
Número de Vacas
|
Quantidade
de Leite (baldes)
|
Número de
Galinhas
|
Quantidade
de Ovos
|
Dia 1
|
|
|
|
|
Dia 2
|
|
|
|
|
Dia 3
|
|
|
|
|
Dia 4
|
|
|
|
|
Dia 5
|
|
|
|
|
O que
acontece quando alimentamos os animais?
Quantas
vacas aumentaram por dia? Quantas galinhas aumentaram por dia?
Se aumentarmos a quantidade de animais, aumentamos a
quantidade de alimentos produzidos?
Se jogarmos por três dias, como podemos descobrir a
quantidade de animais e alimentos nos próximos dias?
Ao final de cinco dias o cercado construído será
suficiente para abrigar todos os animais?
Matemática com
Minecraft na Produção de Alimentos
Folha de
atividade
Nome:_____________________________________________________________________________
Idade:
______
De acordo com nossa conversa inicial, entendemos a
origem dos alimentos como ovos e leite.
Seria possível reproduzir uma forma de produção destes
alimentos no Minecraft?
No mundo que você irá jogar haverá uma casa com alguns
itens que poderão ser utilizados na sua construção. Dentro da casa estarão uma
cama e um baú. A cama você deverá utilizar para dormir à noite. No baú você
encontrará cercas de madeira para construir os cercados, baldes para coletar o
leite e trigo para alimentar os animais.
Com esses materiais você deve começar a construir sua
mini-fazenda. Você tem no máximo um dia para finalizá-la. Lembre-se que sua
mini-fazenda deverá estar bem organizada para que sua produção de alimentos
funcione corretamente.
Quando acabar sua construção um colega seu irá visitar
sua construção enquanto você visitará a construção de um colega.
Observando a mini-fazenda vizinha, responda as perguntas
abaixo:
1-Qual o total de animais
dentro dos cercados?
2-Quantos tipos de animais
você consegue identificar dentro dos cercados?
3-Quantos animais de cada
tipo estão nos cercados?
4-Quantas patas têm em
cada cercado?
Ao
finalizar o questionário você poderá retornar para sua mini-fazenda.
De
volta a sua mini-fazenda preencha a tabela abaixo:
Período
|
Número de Vacas
|
Quantidade
de Leite (baldes)
|
Número de
Galinhas
|
Quantidade
de Ovos
|
Dia 1
|
|
|
|
|
Dia 2
|
|
|
|
|
Dia 3
|
|
|
|
|
Dia 4
|
|
|
|
|
Dia 5
|
|
|
|
|
Para
preencher o número de Vacas e Galinhas
no "Dia 1" você pode consultar seu colega pois ele já contou seus
animais. Para preencher a quantidade de Leite e Ovos no "Dia 1"você
deve fazer uma coleta e guardá-los no
baú.
Após
realizar esta contagem você deve alimentar todos animais com o trigo que está
guardado no seu baú.
Durante
a noite você deve ir para casa dormir.
No dia
seguinte você deverá realizar uma nova contagem de animais e de alimentos
coletados, ao finalizar a contagem preencha a tabela no "Dia 2" e alimente novamente os animais.
No
terceiro dia você deve repetir os procedimentos do dia anterior, mas preencherá
a tabela no "Dia 3".
Ao
final deste dia precisaremos responder algumas perguntas, são elas?
O que
acontece quando alimentamos os animais?
Quantas
vacas aumentaram por dia? Quantas galinhas aumentaram por dia?
Se aumentarmos a quantidade de animais, aumentamos a
quantidade de alimentos produzidos?
Se jogarmos por três dias, como podemos descobrir a
quantidade de animais e alimentos nos próximos dias?
Ao final de cinco dias o cercado construído será
suficiente para abrigar todos os animais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário