Teoria X Prática
Muito se fala em levar para dentro de sala atividades praticas que façam os alunos pensarem e fazer relação com a vida cotidiana.
Somente com a educação problematizadora os alunos serão
incentivados a pensarem de modo crítico e consciente diante de suas realidades,
para assim tornarem sujeitos ativos visando escolhas que tenham impacto significativo em suas vidas. Para Freire (1996, p. 28),
a educação problematizadora consiste na "força criadora do aprender de que fazem
parte a comparação, a repetição, a constatação, a dúvida rebelde, a curiosidade não
facilmente satisfeita".
Para comemorar a páscoa , trabalhar quantidades e tipos de texto, a turma do 4º ano misturou tudo em um incrível bolo de cenoura.
Bolo do coelhinho
receita :
4 ovos3 cenoura
2 xícaras de farinha
1 xícara de óleo
1 colher de fermento
2 xícaras de açúcar
Com olhos atentos os alunos copiaram a receita identificando um tipo de texto ( receita) , transformaram em desenho, identificaram as quantidades, fizeram análise de preço dos ingredientes onde realizamos a conta de quanto foi gasto para realizar o bolo, os próprios alunos realizaram o todo o processo de realização, cm exceção da parte onde usamos o forno. Reforçamos o cuidado com voltagem e temperaturas altas. Além disso, comemoramos a páscoa, fazendo relação com os símbolos da páscoa (coelho).
Nenhum comentário:
Postar um comentário