Proposta de Investigação para o TCC: Semestre IX:
O
uso das tecnologias digitais nos espaços educativos do ensino fundamental.
Estudo de caso[1]:
Escola municipal Coronel Francisco Pinto
Bandeira ,Canoas/RS.
O
TCC como projeto parte da seguinte situação que ao ser analisada no futuro
poderá abrir pistas para outro agir docente.
Partimos
da seguinte hipótese de trabalho:
O uso de softwares nos espaços
educativos do ensino fundamental nas escolas municipais pública ainda é
complicado e difícil , seja pela não acessibilidade, seja pela precariedade dos
espaços informáticos da escola, seja pela inexistência ou preocupação com a
rede gratuita (wifi), mas se torna fundamental para um agir docente
diferenciado.
Terá como objetivo geral (inicial e a
ser desenvolvido posteriormente):
·
Compreender como os professores utilizam
as tecnologias digitais nas escolas públicas e quais são os seus limites e
possibilidades.
Metodologia:
A proposta é fazer
um estudo de caso (Estudo de
Caso Planejamento e Métodos, Robert K. Yin
Editora: Bookman , 2001) a partir da escola municipal e nela
entrevistar alunos e professores sobre o
uso de tecnologias digitais: como é feito, quando é feito , e de que modo é
usada; as perguntas serão abertas e analisadas a partir de um referencial que
permita compreender o discurso dos entrevistados ( Análise de discurso: princípios e procedimentos
(1a. edição: 1990, Ed. Pontes).
[1]
O estudo de caso vem sendo utilizado com frequência
cada vez maior pelos pesquisadores sociais, visto servir a pesquisas com
diferentes propósitos, tais como: explorar situações da vida real cujos limites
não estão claramente definidos; descrever a situação do contexto em que está
sendo feita determinada investigação; e explicar as variáveis causais de
determinado fenômeno em situações muito complexas que não possibilitam a
utilização de levantamentos e experimentos.
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