APRENDIZAGEM
Colocar em
prática tudo que foi aprendido durante os semestres, é sem dúvidas intrigantes.
As interdisciplinas mais significativas que nos identificamos, irão fazer parte
de uma nova rotina que é a do estágio. Assim, relembrar as primeiras
interdisciplinas é importante para nos tornar mais autônomo na nova realidade.
A interdisciplina do curso: Desenvolvimento e Aprendizagem
havia diversos questionamentos sobre o assunto “Aprendizagem”.
O primeiro deles era: O
que é aprendizagem? Essa pergunta nos
inquietava como professor diariamente. Acredito que ainda nos inquiete, pois
quando pensamos nele nos avaliamos como agentes formadores, conteudistas, uma
vez que temos um cronograma anual pré – estabelecido de acordo com o ano
atuante, para seguir. Assim, penso que aprendizagem é a mudança do
comportamento, por conhecimentos adquiridos por estímulos, por contatos físicos
e até mesmo psicológicos. Acredito que a aprendizagem, vai além do planejamento
e conhecimentos acadêmicos, pois lidamos com pessoas e também temos que
aprender a conviver com o diferente.
Enfim, chegou a hora de
colocar em prática todas as aprendizagens adquiridas no curso, fazer o pedido,
aprimorar e reinventar nossas práticas pedagógicas é o primeiro quesito para
trilhar essa etapa.
A prática pedagógica consiste em
algo que não pode ser definido, apenas concebido, mudando conforme os
princípios em que estiver baseada a nossa ideia. Inspirada em Freire (1986),
parto de uma concepção de prática pedagógica adjetivada pelo termo dialógica em
que a construção do conhecimento é vista como um processo realizado por ambos
os atores: professor e aluno, na direção de uma leitura crítica da realidade.
Desde essa perspectiva, a prática pedagógica pode ser pensada assim como
expressa Fernandes (1999 , p.159):
[...] prática intencional de
ensino e aprendizagem não reduzida à questão didática ou às metodologias de
estudar e de aprender, mas articulada à
educação como prática social
e ao conhecimento como produção histórica e social, datada e situada, numa
relação dialética entre prática- teoria, conteúdo- forma e perspectivas
interdisciplinares.
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