quinta-feira, 31 de maio de 2018



Análise - Reflexão
De acordo com o texto de Hara, podemos refletir sobre as práticas de escolarização, para suprir as demandas básicas de jovens e adultos sem a alfabetização consolidada. Sendo assim, muitos grupos e leis foram criadas, para garantir a falta de escolarização com qualidade para todos.
Fica claro que para o ensino de adultos os desafios são bem diferentes do que para crianças e adolescentes. Através dos estudos de Paulo Freire, podemos ter uma visão mais abrangente de como levar o conhecimento aos adultos de forma significativa, principalmente quando se é professor de alunos pequenos há tanto tempo.
Para Paulo freire a alfabetização é como um ato de conhecimento. E sem dúvidas para adultos isso faz todo o sentido, pois o adulto possui uma bagagem , experiências de vida que já foram vivenciadas e praticadas mesmo sem a aquisição da leitura e da escrita. É possível fazer um aluno adulto refletir criticamente sobre o ler e escrever, pois diferente de uma criança, ele possui determinados entendimentos prévios através de seu imaginário, que obteve em algum momento uma relação com que está sendo mostrado , pedido e até mesmo lido. As memorias de adulto permitem fazer relações abstratas com o conhecimento que está sendo aplicado a ele, assim como estudos de Piaget nos mostra , ela possui estágios do desenvolvimento e o pensamento que demora a ser desenvolvido abstratamente, logo muito difícil de ensinar para uma criança o que é um tronco sem demostrar a imagem do tronco a ela.
É muito curioso observar um adulto sendo alfabetizado ele entende que a escrita é uma representação e possui hipóteses de como se dá essa representação, percebe que as letras são fundamentais para escrita , porém para eles muitas vezes somente as letras servem para ler. Assim como com as crianças os testes da Psicogênese de Emilia Ferreiro e Ana Teberoski, são importantíssimos para identificar os estágios da escrita. Nessa fase enquanto professor  já começamos a nos questionar : após saber o nível de escrita que meu aluno adulto está, como fazer as intervenções necessárias para que ele possa avançar?
Quando batemos nas problemáticas pedagógicas, paramos para pensar em quem é o nosso aluno. O texto já inicia falando de formações e estudos  adequadas  para os professores, pois será ele que atenderá todas as frustações trazidas de uma vida inteira desse aluno que não aprendeu a ler e nem escrever, quando criança ou jovem. Seremos os mediadores em o sujeito (aluno adulto) e o objeto (leitura e escrita). E nesse sentido que devemos mediar da melhor forma possível. Conhecer e estabelecer laços com nossos alunos é o primeiro passo manter nosso aluno seguro por aquilo que ele busca, que é o aprender.
Outro fator é a abordagem usada com esse aluno, pois ele possui entendimento e imaginação, em uma correção é possível fazê – la oralmente, pois essa compreensão um adulto possui, mas no caso de alfabetização de adultos é muito arriscado, pois o bloqueio da escrita já existe.
Interessante o texto, pois além de nos fazer refletir sobre alfabetização de adultos, nos traz exemplos claros de como proceder. Assim com no Ensino Fundamental, os diferentes portadores de textos, são o carro chefe para aquisição da leitura e escrita. A avaliação, podendo ser auto avaliação, também é belo exemplo de como podemos avaliar esse aluno.
Assim como os pequenos é um processo longo e que também possivelmente, demore 2 , 3 anos para se consolidar, mas o fato é que enquanto se trabalha alfabetização com adultos naquele momento é possível , mostrar a base para esse caminho e essa  base eles são capazes de abstrair .

quarta-feira, 23 de maio de 2018

 O brincar
por uma pedagogia do brincar. Quando brincamos somos tão nós. e mesmo quando planejamos um jogo e ela da errado ele deu certo.
 " Jogar é uma atividade paradoxal; é um grande paradoxo querer defini - la com demasiado rigor". (Ajuriaguerra; Marcelli, 1986)



 Aprender e ensinar com prazer.
 "Porque se a gente fala a partir de ser criança, a gente faz comunhão;
De um orvalho e sua aranha;
De uma tarde e suas garças;
De um pássaro e sua árvore .
Então eu trago da minhas raízes crianceiras
A visão comungante e oblíquo das coisas.
Manoel de Barros. 

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Tecnológias:
Um exemplo de plano de como usar tecnologia dentro de sala de aula.

Título: Matemática com Minecraft na Produção de Alimentos
Tema: Matemática Alimentos
Faixa etária: 7-8 anos - alunos de segundo ano do ensino fundamental.

Objetivos:
·         Reconhecer a origem de alimentos como ovos e leite, que podem ser produzidos através do jogo;
·         Qualificar os animais que dão origem aos alimentos citados anteriormente em função da quantidade de patas, criando dois conjuntos.
·         Quantificar o total de animais e o total por conjuntos utilizando soma e subtração.
·         Entender que a multiplicação é a soma repetida de partes iguais através da quantificação das patas de cada tipo de animal;
·         Identificar algumas formas geométricas através da construção de cercados que abrigarão os animais;
·         Aumentar à quantidade de animais alimentando-os, desta forma a produção de alimentos também aumentará gradativamente;
·         Adquirir noções de área relacionando a quantidade de animais produzidos com o espaço disponível nos cercados.

Conteúdos:
·         Formas geométricas;
·         Soma e subtração;
·         Noções de Multiplicação;
·         Noções de área.


Desenvolvimento:
Iniciaremos a atividade apresentando aos alunos ovos e leite em suas embalagens, a partir desta apresentação começaremos uma conversa sobre a origem destes alimentos. Neste momento, os alunos serão incentivados a responder as questões relacionadas no anexo 1.
Após os questionamentos os alunos receberão material impresso contendo orientações e questões que serão respondidas no decorrer da atividade. De posse deste material serão convidados a utilizar o jogo Minecraft com o objetivo de reproduzir uma forma de produção destes alimentos. A atividade envolvendo o jogo será realizada em duas etapas de acordo com as seguintes orientações:
·         1º ETAPA - Utilização do jogo para a construção de uma forma de produção destes alimentos. A produção destes alimentos deverá passar pela criação de animais como vacas e galinhas. Estes animais deverão ser abrigados separadamente em cercados, durante a construção dos cercados abordaremos algumas formas geométricas.
 Os alunos serão orientados sobre a importância da organização do ambiente a ser criado, pois na atividade final desta etapa eles terão que ceder o seu ambiente a um colega ao mesmo tempo em que um colega cederá seu ambiente.
                        Finalizada a construção os alunos serão incentivados a responder as questões relacionadas no anexo 2, preenchendo o material impresso. Nestas questões serão abordadas soma e subtração.

·         2º ETAPA - Os alunos retornarão ao ambiente construído por eles. Neste momento deverão iniciar o processo de coletar os alimentos produzidos e serão informados sobre a responsabilidade de alimentar os animais uma vez por dia.  A cada dia transcorrido no ambiente Minecraft os alunos deverão preencher a tabela apresentada no anexo 3. Ao final deste período, com a tabela já preenchida os alunos responderão as questões contidas no anexo 3. Nestas questões serão abordadas multiplicação e noções de área.

Recursos:
Sala de tecnologias, computadores, software Minecraft, lápis, borracha, folhas impressas.

Avaliação:
Através das observações e conclusões dos desafios propostos para a atividade.

Anexo 1
Que alimentos são esses?(Demonstrar os ovos e o leite)
São importantes? Por quê?
Qual é a origem desses alimentos?
É possível criar no Minecraft uma forma de produzir esses alimentos? Se sim, como?
Anexo 2
Qual o total de animais dentro dos cercados?
Quantos tipos de animais você consegue identificar dentro dos cercados?
Quantos animais de cada tipo estão nos cercados?
Quantas patas têm em cada cercado?

Anexo 3
Período
Número de Vacas
Quantidade
de Leite (baldes)
Número de
Galinhas
Quantidade
de Ovos
Dia 1




Dia 2




Dia 3




Dia 4




Dia 5





O que acontece quando alimentamos os animais?
Quantas vacas aumentaram por dia? Quantas galinhas aumentaram por dia?
Se aumentarmos a quantidade de animais, aumentamos a quantidade de alimentos produzidos?
Se jogarmos por três dias, como podemos descobrir a quantidade de animais e alimentos nos próximos dias?
Ao final de cinco dias o cercado construído será suficiente para abrigar todos os animais?
Matemática com Minecraft na Produção de Alimentos
Folha de atividade
Nome:_____________________________________________________________________________
Idade: ______

             De acordo com nossa conversa inicial, entendemos a origem dos alimentos como ovos e leite.
             Seria possível reproduzir uma forma de produção destes alimentos no Minecraft?
             No mundo que você irá jogar haverá uma casa com alguns itens que poderão ser utilizados na sua construção. Dentro da casa estarão uma cama e um baú. A cama você deverá utilizar para dormir à noite. No baú você encontrará cercas de madeira para construir os cercados, baldes para coletar o leite e trigo para alimentar os animais.
             Com esses materiais você deve começar a construir sua mini-fazenda. Você tem no máximo um dia para finalizá-la. Lembre-se que sua mini-fazenda deverá estar bem organizada para que sua produção de alimentos funcione corretamente. 
             Quando acabar sua construção um colega seu irá visitar sua construção enquanto você visitará a construção de um colega.
            
             Observando a mini-fazenda vizinha, responda as perguntas abaixo:

1-Qual o total de animais dentro dos cercados?



2-Quantos tipos de animais você consegue identificar dentro dos cercados?



3-Quantos animais de cada tipo estão nos cercados?



4-Quantas patas têm em cada cercado?

            

            
             Ao finalizar o questionário você poderá retornar para sua mini-fazenda.

             De volta a sua mini-fazenda preencha a tabela abaixo:
Período
Número de Vacas
Quantidade
de Leite (baldes)
Número de
Galinhas
Quantidade
de Ovos
Dia 1




Dia 2




Dia 3




Dia 4




Dia 5





             Para preencher o  número de Vacas e Galinhas no "Dia 1" você pode consultar seu colega pois ele já contou seus animais. Para preencher a quantidade de Leite e Ovos no "Dia 1"você deve fazer uma coleta e guardá-los no  baú.
             Após realizar esta contagem você deve alimentar todos animais com o trigo que está guardado no seu baú.
             Durante a noite você deve ir para casa dormir.
             No dia seguinte você deverá realizar uma nova contagem de animais e de alimentos coletados, ao finalizar a contagem preencha a tabela no "Dia 2"  e alimente novamente os animais.
             No terceiro dia você deve repetir os procedimentos do dia anterior, mas preencherá a tabela no "Dia 3".
             Ao final deste dia precisaremos responder algumas perguntas, são elas?
O que acontece quando alimentamos os animais?


Quantas vacas aumentaram por dia? Quantas galinhas aumentaram por dia?


Se aumentarmos a quantidade de animais, aumentamos a quantidade de alimentos produzidos?


Se jogarmos por três dias, como podemos descobrir a quantidade de animais e alimentos nos próximos dias?



Ao final de cinco dias o cercado construído será suficiente para abrigar todos os animais?

Gratidão é a palavra... Gratidão é reconhecer que a vida é um presente. Não sou perfeita e minha vida também não, mas por tudo que sou e...