A Lei 10.639/03 propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da
história e cultura afro-brasileira e africana. Por exemplo, os
professores devem ressaltar em sala de aula a cultura afro-brasileira
como constituinte e formadora da sociedade brasileira, na qual os negros
são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, portanto, o
pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a
cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes
africanas.
Com a Lei 10.639/03 também foi instituído o dia Nacional da Consciência
Negra (20 de novembro), em homenagem ao dia da morte do líder
quilombola negro Zumbi dos Palmares. O dia da consciência negra é
marcado pela luta contra o preconceito racial no Brasil. Sendo assim,
como trabalhar com essa temática em sala de aula? Os livros didáticos já
estão quase todos adaptados com o conteúdo da Lei 10.639/03, mas, como
as ferramentas que os professores podem utilizar em sala de aula são
múltiplas, podemos recorrer às iconografias (imagens), como pinturas,
fotografias e produções cinematográficas.
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