terça-feira, 28 de novembro de 2017

Jean Piaget

 
Método Clínico
 
                    Necessidade de um método que avalie o raciocínio e não apenas acerto ou erro.
             De acordo com Piaget (1926, p.11), qualidades fundamentais ao bom experimentador: “saber observar, ou seja, deixar a criança falar, não desviar nada, não esgotar nada e, ao mesmo tempo, saber buscar algo de preciso, ter a cada instante uma hipótese de trabalho, uma teoria, verdadeira ou falsa, para controlar”.  
                        Na interdisciplina de Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque de Psicologia II, realizamos o método clínico com nossos alunos. 
O método que realizei com um aluno  Jacson do 1° ano da escola onde trabalho. Realizei a testagem da massinha, onde demostrei ao aluno duas massinhas de modelar, dividida em dois pedaços  com a quantidade porem de cores diferentes, assim os questionamentos foram: Se era do mesmo tamanho as duas? Se  tinham a mesma quantidade? Se eram iguais? E se tinham o mesmo peso?
Também  as questões de consistência da massinha foram questionadas ao aluno e logo em seguida , foi colocado as massinhas em forma de bolinha, como as massinhas eram de cor diferentes poderia ser abordado as questões de cores, mas ficaria muita coisa uma vez que o aluno quando colocada as massinhas esticadas , com uma mais fina e esticada que a outra automaticamente ele já muda a resposta dizendo que não era mais do mesmo tamanho e nem havia o mesmo peso. Interessante que ele relata até as medidas das massinhas.
O que podemos concluir é que para o aluno quando muda a espessura muda peso e quantidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão é a palavra... Gratidão é reconhecer que a vida é um presente. Não sou perfeita e minha vida também não, mas por tudo que sou e...