Jean Piaget
Método Clínico
Necessidade de um método que avalie
o raciocínio e não apenas acerto ou erro.
De acordo com Piaget (1926, p.11), qualidades fundamentais ao bom experimentador: “saber observar, ou seja, deixar a criança falar, não desviar nada, não esgotar nada e, ao mesmo tempo, saber buscar algo de preciso, ter a cada instante uma hipótese de trabalho, uma teoria, verdadeira ou falsa, para controlar”.
De acordo com Piaget (1926, p.11), qualidades fundamentais ao bom experimentador: “saber observar, ou seja, deixar a criança falar, não desviar nada, não esgotar nada e, ao mesmo tempo, saber buscar algo de preciso, ter a cada instante uma hipótese de trabalho, uma teoria, verdadeira ou falsa, para controlar”.
Na interdisciplina de Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque de Psicologia II, realizamos o método clínico com nossos alunos.
O método que realizei com um
aluno Jacson do 1° ano da escola onde
trabalho. Realizei a testagem da massinha, onde demostrei ao aluno duas
massinhas de modelar, dividida em dois pedaços
com a quantidade porem de cores diferentes, assim os questionamentos
foram: Se era do mesmo tamanho as duas? Se
tinham a mesma quantidade? Se eram iguais? E se tinham o mesmo peso?
Também as questões de consistência da massinha foram
questionadas ao aluno e logo em seguida , foi colocado as massinhas em forma de
bolinha, como as massinhas eram de cor diferentes poderia ser abordado as
questões de cores, mas ficaria muita coisa uma vez que o aluno quando colocada
as massinhas esticadas , com uma mais fina e esticada que a outra
automaticamente ele já muda a resposta dizendo que não era mais do mesmo
tamanho e nem havia o mesmo peso. Interessante que ele relata até as medidas
das massinhas.
O que podemos concluir é que para
o aluno quando muda a espessura muda peso e quantidade.
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