sexta-feira, 29 de setembro de 2017



Conclusões a partir do texto:
Em um curso de extensão que estamos participando no campus da UFRGS, ministrada pela professora Simone Bicca, estamos estudando o desenvolvimento do ser humano e como somos dependentes quando nascemos, como precisamos do outro enquanto somos bebês e crianças. “Nascer é ingressar em um mundo onde se é obrigado a aprender” (Charlot, 2000, p.84).
Quando trabalhamos na educação infantil vemos a cada dia evoluções e aprendizagens diferentes nos pequenos, os bebês a cada dia nos apresentam algo novo. Seja a fala, seja o sentar, rolar ou até mesmos sentir é muito claro e rápido nessa fase. Já no ensino fundamental as evoluções de aprendizagens acadêmica são a longo prazo, principalmente no  fundamental II, nos primeiros anos do fundamental I são mais aparentes. É muito surpreendente quando um aluno na fase de alfabetização dá insight e começa a ler de uma hora para a outra. Porém como vimos no texto essa leitura não se dá de uma hora para outra ,ela vem se desenvolvendo através da sua bagagem hereditária.
Também percebemos que a aprendizagem se dá sem ordem cronológica, nem sem experiências e nem sem influências do meio. Esse meio, onde a escola faz parte é importante salientar a importância do professor, nessa fase. Em tempos difíceis que estamos passando em particular agora em nossas escolas, muitas vezes deixamos problemas financeiros e políticos afetar nosso humor. Assim, é importante salientar: as pesquisas realizadas com jovens, Gomes Garcia (1999, p.55) afirma que, para eles, “os professores e professoras mais legais são os que, quando entram em sala de aula, mostram -se contentes por estar com eles”. Fica a dica...
A aprendizagem se da a todo tempo em todos os lugares.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

No mês de setembro temos algumas datas que trabalhamos na escola como: Independência do Brasil e Revolução Farroupilha. Esse ano trabalhei com a minha turma de 5º ano em uma outra idéia usando os vídeos de Eduardo Bueno. Vale a pena confereir.
https://www.youtube.com/watch?v=byB2s3BM7Y8 , esse link é de um vídeo dele sobre o Descobrimento, nos faz refletir e nesse ano podemos fazer um paralelo com a novela da rede Globo: Novo Mundo, que também demonstrou esse período, indo ao ar o episódio do dia 07/09 exatamente a Independência do Brasil.
O interessante que Eduardo Bueno não é historiador Eduardo é um jornalista, escritor e tradutor brasileiro. Iniciou a sua vida profissional aos dezessete anos, como repórter do jornal gaúcho Zero Hora, onde ganhou o apelido de "Peninha", a personagem da Disney que trabalha no jornal A Patada, mas mesmo assim traz esses fatos históricos de uma maneira reverente que no mínimo nos faz dar boas risadas.
https://www.youtube.com/watch?v=0K1Pd83TQIk
Seu canal no Youtube chama - se : Não vai cair no ENEM e é mais um viés para refletimos sobre o passado.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

No dia 11/09/2017 tivemos uma aula muito interessante na interdisciplina de : Escola cultura e sociedade. Entre vários recortes um a se destacar foi o relato de uma uma colega, que claramente fla: Todos temos preconceito, a alguma coisa ou alguém. Aquilo soou de uma forma tão cruel, mas infelizmente, analisando seus argumentos ela tem razão.


o que nos causa estranheza é por que ali possui alguma barreira, algum pré julgamento e isso é preconceito, o próprio nome diz: Pre  - Conceito.
O outro ponto alto da noite foi o comentário do filme : Vênus Negra.https://youtu.be/3_P--6uis4Q 
Simplesmente chocante, algo que chega a ser difícil de acreditar, que pessoas possam analisar e tratar como animal outra pessoa devido a sua cor de pele.

sábado, 9 de setembro de 2017

EIXO VI
QUESTÕES ÉTNICOS
Assunto de muito interesse pessoal.

Will Smith 

Desde a obrigatoriedade em 2003 da história e cultura Afro, de acordo com a lei 10639. Podemos discutir não só mente no dia 20/11 questões raciais e sua cultura.

sexta-feira, 1 de setembro de 2017


INÍCIO DO VI EIXO

Entre diversas interdiscplinas daremos destaque ao nosso primeiro encontro:

EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Tema bem propício para momento:

Gratidão é a palavra... Gratidão é reconhecer que a vida é um presente. Não sou perfeita e minha vida também não, mas por tudo que sou e...