domingo, 24 de abril de 2016




   Para refletir:
   Entre o ver e o olhar é a própria configuração do mundo que se transforma, não há continuidade entre o ver e olhar. E a passagem entre eles não se faz por gradação requer um salto , a operação “aproximar”.
   Passagem, em debate no dia 28/03/2016, na UFRGS.
   Procuro sempre relacionar minha vivência profissional com os textos abordados e esse me faz pensar o como é importante o olhar na sala de aula. No magistério na aula de Didática Geral, nossa professora fez uma técnica conosco na qual ela abrir a porta de uma sala aula qualquer, dizia para nós olharmos. Fechava a porta e nos perguntava o que havíamos visto. Relatávamos o que observamos, mas ela sempre fazia questionamentos das quais não havíamos nem percebido.
   Hoje no dia -  a – dia percebo que aquela técnica servia, para notarmos detalhes, como o aluno muito quieto que não aprende, o que esta com febre o que foi violentando, que normalmente não falam com o som , mas com o olhar.

   O filme:  Como estrelas na terra, toda criança é especial, aborda essa questão de como temos que ser diferentes as vezes, para atingir nosso aluno, afinal de contos todos são únicos e especiais.
https://www.youtube.com/watch?v=IQPL9DPHauw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão é a palavra... Gratidão é reconhecer que a vida é um presente. Não sou perfeita e minha vida também não, mas por tudo que sou e...