terça-feira, 19 de junho de 2018


BNCC
   A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
   Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
   A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
 Interessante essa nova proposta, pois possibilita que TODAS as escolas do Brasil, pratiquem as mesmas práticas pedagógicas. as dificuldades que vemos nessa base é assunto que tem sido postado nesse blog inúmeras vezes: TECNOLÓGIAS.
   É importante refletir como se dará esse nas escolas do nordeste que são multi seriadas e sem o mínimo de recursos, e as escolas rurais? E as Indígenas, como será essa abordagem?
   A ideia como sempre é boa, mas na prática precisamos ter clareza de como será realizada.

https://youtu.be/g2_9XIE18NA 

quinta-feira, 14 de junho de 2018


Tecnologias presentes na Copa

    O maior espetáculo do futebol está prestes a começar e as tecnologias da Copa do Mundo 2018 já estão em campo para levar até os espectadores um show de imagens como nunca visto até então.
    A FIFA investiu pesado para tornar o maior evento esportivo do planeta em um espetáculo high-tech. Tecnologias dentro e fora do campo vão ajudar a melhorar o desempenho dos atletas e a colocar o espectador mais próximo das principais jogadas.
   Na Copa do Mundo de 2014, o mundo teve a oportunidade de, pela primeira vez, conferir a tecnologia Goal-Line em ação.
   Conhecido popularmente como “árbitro de vídeo”” a tecnologia VAR será utilizada em uma Copa do Mundo pela primeira vez na edição deste ano. Os testes com essa tecnologia vêm sendo realizados há dois anos em vários campeonatos, como o Italiano e o Português, e em ambos os resultados têm se mostrado positivos.

   Nos últimos meses os jogadores do futebol brasileiro têm utilizado uma espécie de top por baixo da camisa. Essa peça tem uma explicação: ela carrega um sensor que coleta uma série de informações dos atletas e que, posteriormente, podem ser utilizadas tanto para fins estatísticos quanto para acompanhamento médico.
   A bola que será utilizada na Copa do Mundo de 2018 é considerada a mais tecnológica já criada até hoje.

    Uniformes, chuteiras, também são grandes novidades nos avanços tecnológicos, mais leves e com materiais mais sustentáveis, são apostas altas para as próximas copas. As transmissões também são outro ponto que contam com diversas mudanças.

terça-feira, 5 de junho de 2018



Os avanços das tecnologias 



 
As tecnologias são excelentes aliadas, pois nos auxiliam nas pesquisas de exercícios para a preparação das aulas, também podem ser utilizadas como ferramenta em sala de aula.

 Nós professores, devemos, nos atualizar, rever as nossas metodologias de trabalho, não apenas como transmissão de conhecimento. Por mais bem equipadas que sejam nossas escolas, se não utilizarmos por não fazermos questão de aprender ou porque os aparatos tecnológicos ficam trancados a sete chave para não serem estragados, por danos de “mal uso".
Particularmente ainda uso mimeográfo, pois ainda existe limete de xerox nas escolas. Quando trabalhamos com alunos de 1 º e 2º anos que estão no período de alfabetização  , portanto não copiam e ainda não conseguem realizar diversas atividades, assim, preciso produzir diversos jogos e atividades , para trabalhar com esses alunos, devido muitas vezes a obrigatoriedade das escolas e famílias.
Percebemos que os avanços tecnológicos caminham de forma lenta ainda nas escolas públicas. Se as coisas não mudarem, as escolas irão continuar presas no tempo, nunca iremos aposentar o mimeógrafo e continuaremos com as nossas aulas com o quadro negro e cartilhas; Se as coisas não mudarem nossos jovens cada vezes mais irão ficar desmotivados e a evasão escolar  cada vez maior.

Gratidão é a palavra... Gratidão é reconhecer que a vida é um presente. Não sou perfeita e minha vida também não, mas por tudo que sou e...