PROJETOS: parte II
A partir da interdisciplina de : Projeto Pedagógico em Ação ,ministrada pelas professora: Aline Hernandez e Liliana Passerino, após uma noite muito agradável de aula presencial no campus da UFRGS, foi nos oferecido leituras das quais poderíamos nos apropriar, para nos embasar para nossa nova etapa de trabalhos nesse semestre.
Muitos materiais me chamaram a atenção, porém o texto de Zabala me chama mais atenção, principalmente por ressaltar a importância não só da interdisciplinariedade , mas , também da multidisciplinariedade e transdisciplinariedade ( que são a organização dos conteúdos).
Interdisciplinariedade: Interação entre duas ou mais disciplinas podendo ir de uma simples comunicação até teorias e dados e de uma investigação.
Multidisciplinariedade: É a organização dos conteúdos mais tradicionais. Os conteúdos se apresentam por matérias independentes uma das outras. Se trata de uma forma somativa.
Transdisciplinariedade : É o máximo das relações entre as disciplinas. Este sistema facilita uma unidade interpretativa, com o objetivo de construir uma ciência que explique a realidade.
Isso , são métodos globalizados, nunca tomam as disciplinas como ponto de partida. E sim são tomados como critérios para realizar as atividades de uma determinada disciplina, levar a outra disciplina e outra, outra...
Também outro ponto forte da leitura foi a organização dos conteúdos, uma vez que ainda em muitas instituições de ensino os conteúdos, são unânimes e engessados. Quando estamos falando de perspectivas diferentes de aproximação ao aluno ou ao problema de organização dos conteúdos. Em métodos globalizados como fala no texto a aproximação começa no momento em que se inicia o planejamento pensando: Como os alunos aprendem?
Esse questionamento muitas vezes é puro e unicamente nosso. Pois, muitos alunos se questionado, também não sabem.
sexta-feira, 14 de abril de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gratidão é a palavra... Gratidão é reconhecer que a vida é um presente. Não sou perfeita e minha vida também não, mas por tudo que sou e...

-
Gratidão é a palavra... Gratidão é reconhecer que a vida é um presente. Não sou perfeita e minha vida também não, mas por tudo que sou e...
-
Ainda sobre o trabalho de inclusão... Em parceria com a professora do AEE de uma outra escola, trouxemos para os aluno...
-
BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário